Instalada na região conhecida como Vale da Celulose, a fábrica é uma referência em inovação e sustentabilidade. Com investimento de R$ 22,2 bilhões, ela deve contribuir significativamente para o desenvolvimento econômico do estado do Mato Grosso do Sul.
O Presidente da Suzano, David Feffer comentou o marco. “Estou muito feliz por, no ano do nosso centenário, iniciar as operações da nossa maior e mais moderna fábrica para produção de celulose, em Ribas do Rio Pardo/MS, depois de 3 anos de Projeto Cerrado com enormes desafios enfrentados por uma equipe de milhares de pessoas. Um trabalho que exigiu muito planejamento, recursos, apoio de relevantes stakeholders e um time de primeira, com grande capacidade técnica, administrativa e paixão para fazer o projeto voar com inovação, sustentabilidade, impacto social positivo e excelência operacional”.
A fábrica de Ribas do Rio Pardo é uma das maiores do mundo, e visa ampliar em 20% a capacidade de produção de celulose da Suzano.
Autossuficiente em energia, gerada a partir de fontes renováveis, tem ainda a capacidade de produzir um excedente para ser exportado que é capaz de abastecer mensalmente uma cidade com 2 milhões de pessoas, bem como utiliza uma tecnologia que substitui o uso de combustíveis fósseis na operação por biocombustíveis.